TRÂNSITO
Sábado, 03 de março de 2012 às 16:26
Boletim de acidente de trânsito agora pode ser registrado pela internet
Compartilhe:
3
Compartilhe5
Um novo sistema que deve reduzir a burocracia para quem precisa retirar um boletim de ocorrência de trânsito. A Polícia Militar do Paraná lança nesta sexta-feira (2) o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu). A partir de agora, o processo para a obtenção do documento, que serve, entre outras coisas, para dar entrada em pedidos de sinistro no seguro obrigatório DPVAT, passa a ser online.
Antes, o processo para se conseguir um Boat obrigava os envolvidos em acidentes a procurar uma unidade do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) para que o documento pudesse ser emitido. O BPTran emitia uma guia de recolhimento que o requerente precisava ir ao banco, pagar e reapresentar a guia paga à PM. Apenas após esse procedimento o boletim podia ser emitido e, mesmo assim, ainda poderia levar alguns dias para ficar pronto.
Agora, com o novo sistema, a guia de recolhimento é emitida no próprio site. Quem tiver acesso à conta bancária pela internet poderá pagar a guia online e, na mesma hora, imprimir o boletim, evitando, assim, a demora. Se o caso for de um acidente sem vítimas, a pessoa pode tirar fotos ou fazer vídeo do acidente, entrar no site de BPTran e registrar a ocorrência.
Será necessário informar os dados pessoais e anexar até cinco arquivos: como vídeo, foto, cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todo o processo pode ser acompanhado por e-mail.
Qualquer pessoa envolvida no acidente de trânsito poderá efetuar o registro do acidente no prazo de 180 dias da data do ocorrido.
O endereço na internet para registrar o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado é o www.bateu.pr.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário